Telefone: (61) 3044-1650
Webmail
30 de November de 2019 AudiCAIXA participa do XLI Simpósio FENACEF.

O XLI Simpósio Fenacef, realizado entre 25 e 30/11/2019, se caracteriza pelo espírito de cooperação, de reciprocidade, de amizade e associativismo, pois somente com a união de todos é possível atingir eficácia na defesa dos interesses comuns da categoria.

O evento busca a integração entre os aposentados e pensionistas da CAIXA em todo o Brasil, incentivando e promovendo o inter-relacionamento e o debate sobre os temas de interesse de todos, como Funcef e Saúde CAIXA.

O Presidente da Fenacef, Edgard Antônio Bastos Lima, fez questão de mencionar que cada participante custeou suas próprias despesas para participação no evento, demonstrando o empenho de todos na busca de soluções para os problemas que afligem os aposentados e pensionistas.

Edgard salientou que a união e integração entre todas as entidades representativas demonstra a força existente na luta pela manutenção dos direitos conquistados no decurso do tempo, bem como afirmou que a construção de melhorias sólidas não é um processo célere, necessitando de atuação unida e coordenada entre todas as entidades.

Por fim, o presidente da Fenacef ressaltou que a busca por soluções rápidas e imediatas não afiança o obtenção de resultados positivos perenes.

O Presidente da AEAP/RN, Paulo da Silva Gurgel, enfatizou a necessidade de que ideologias e posicionamentos políticos partidários sejam deixados de lado, objetivando a convergência de todos os esforços para o enfrentamento aos problemas que atingem a todos e para a luta pela manutenção de seus direitos, salientando a importância de que todos sejam perseverantes.

O Diretor Financeiro da Fenae, Clotário Cardoso, conclamou a todos para a luta pela CAIXA 100% Pública.

O Diretor de Benefícios da Funcef, Délvio Brito, ressaltou que é necessário diligência na administração da Funcef, pois somente desse modo há chance de se evitar novos equacionamentos e a ocorrência de gestão temerária, evidenciando que a vigilância dos participantes é peça fundamental nesse controle contínuo.

A Diretoria Executiva da Funcef trouxe rica exposição histórica dos resultados da Fundação, com alguns destaques:

- Carteira imobiliária: empresa de consultoria especializada foi contratada para a elaboração de plano de investimento, desinvestimento e gestão dos ativos imobiliários, com prazo final de entrega em fevereiro de 2020, em cumprimento à Resolução CMN nº 4.661/2018.

- Os resultados em investimentos de renda variável alcançaram 134% em relação ao benchmark da carteira, que é o índice IBrX.

- Criação do Comitê de Auditoria da Funcef.

- Acompanhamento permanente da Funcef pela Previc, haja vista que a Fundação é categorizada como uma Entidade Sistemicamente Importante (ESI).

- Desafios a serem encarados: novo cenário macroeconômico, demografia e transformações tecnológicas nas patrocinadoras.

- Oportunidades: transformação tecnológica na Funcef, qualidade do corpo funcional e fortalecimento contínuo da governança.

O médico Dr. Marcos Cabrera realizou animada palestra sobre a qualidade de vida e saúde no envelhecimento, cujo mote principal foi a ênfase na necessidade de que os aposentados e pensionista preservem e pratiquem o relacionamento social ativo, exercitando laços de amizade, que são fatores primordiais para uma boa qualidade de vida.

O médico informou que em recente pesquisa médico científica foi constatado que pouco relacionamento social é o 6º maior fator de aumento nas chances de mortalidade dos idosos.

A Fenacef sensibilizou seus associados quanto a necessidade de cuidado e responsabilidade quando da decisão de acionamento judicial da Funcef, pedindo prudência e ponderação na análise de eventuais objetos de judicialização, como a ação envolvendo a tábua de sobrevivência usado no saldamento e a ação envolvendo correções no PIS/PASEP.

Por fim, a CAIXA realizou apresentação dos resultados do Saúde CAIXA referente ao ano de 2018, demonstrando numericamente o valor da reserva do plano de saúde, detalhando a composição de receitas e despesas, incentivando o uso dos canais de comunicação com o Saúde CAIXA (APP, WhatsApp e o Reclame Saúde CAIXA) antes da realização de reclamação junto à ANS, disseminando o Gympass (benefício que permite a realização de diversas atividades físicas em inúmeras academias espalhadas pelo Brasil) e noticiando sobre o início do período eleitoral para o Conselho de Usuários do Saúde CAIXA.

A AudiCAIXA foi representada pelo Presidente do Conselho Deliberativo Marcelo Silveira.

Agradecemos à FENACEF pelo convite e parabenizamos pelo evento e parceria.

#audicaixa #JuntosSomosMaisFortes

Notícias relacionadas

Alguns parceiros